O Grupo AMA

O Movimento AMA ( Animais Madeirenses Abandonados) é um grupo de Amigos dos Animais que se juntou com a finalidade de tentar minorar o sofrimento dos animais de rua.

O principal objectivo deste MOVIMENTO é Lutar PELOS DIREITOS DOS ANIMAIS e DEFENDER o direito à vida e ao bem-estar de todos os seres sencientes, acreditando que cada animal importa por si próprio enquanto indivíduo. Queremos desenvolver o nosso trabalho através da educação e consciencialização do público de respeitar e proteger os animais, livres da crueldade alvo do ser humano.

Não pretendemos ser uma Associação, mas sim um Movimento com mais acção no “terreno”, ajudando na esterilização de animais abandonados, cuidando dos feridos e, claro, tentando arranjar famílias que os queiram adoptar responsavelmente! Também temos feito voluntariado em alguns casos em que os cidadãos não tem recursos monetários para levar os seus animais ao veterinário, ajudando e explicando os cuidados básicos como cortar as unhas, como cuidar de uma ferida que não seja grave, o tipo de alimentação,… pretendemos também formar, informar e colaborar com outras instituições. Todos juntos daremos mais VOZ AOS ANIMAIS!

Acreditamos que a esterilzação é a melhor forma e a menos cruel de prevenir a grande percentagem de abandono na região e que proteger os animais é uma questão de organização e sobretudo de consciência.

Uma das nossas actividades também será a produção e distribuição de materiais educativos em escolas sobre os animais e os seus direitos, investigações especiais de situações de crueldade contra animais, seguidas da produção de relatórios e documentários em vídeo com o registo de imagens obtidas nas investigações como base para a denúncia pública dos casos de crueldade contra animais, a realização de campanhas públicas de informação, alerta e protesto, a promoção do avanço da legislação de protecção dos animais, da fiscalização e aplicação da mesma, acções judiciais, e, sempre que possível, o resgate, acolhimento e protecção de animais em situações de abuso, abandono ou negligência.

O nosso trabalho depende do voluntarismo de veterinários, de amigos de animais e de colaboradores externos. Temos, naturalmente membros efectivos.
Financeiramente, este MOVIMENTO AMA depende dos donativos e da boa vontade de pessoas e entidades sensíveis à causa. Tentaremos ir “mais longe”.

Membros fundadores do MOVIMENTO AMA:
Agnes Freitas
Sofia Nóbrega
Nuno Gonçalves

Membros efectivos do MOVIMENTO AMA:
Agnes Freitas
Ana Aguilar
Ana Bijóias
André Rodriguez
Anya Rocha O'Brien
Carolina Dionísio
Débora Afonso
Elisabete Brito
Fátima Dionísio
Gustavo Martins
Madalena Gonçalves
Maria José Neves
Maria Manuela Henriques
Patrícia Cassaca
Rui Almeida
Rui Rodrigues